7.7.09

Trekking: Parque Estadual do Ibitipoca (Lima Duarte)

O segundo dia combinamos fazer o roteiro mais longo, o circuito Janela do Céu. Estava com receio do tempo não ajudar, uma vez que o dia começou nublado. Felizmente durante a tarde nossas preces foram atendidas e o fato de deixarmos o lado com mais atrativos do circuito para a volta foi garantia de muitas fotos.


Pouco antes de chegar na cachoeirinha fomos margeados por muitos cactos e de um dos lado um grande precipício com uma excelente vista. Depois passamos por várias árvores, cada uma com pelo menos uma bromélia (das grandes) pendurada nela.


Descemos para parte baixa da cachoeirinha e o lugar era mágico. Era um canion com uma cachoeira formando um poço parecendo uma praia, com areia branca e tudo. Não resisti e nadei, mesmo com a água gelada.


Dali seguimos para a janela do céu. Show!! O lugar é a parte superior de uma cachoeira e as árvores da borda do rio se fecham em cima formando uma janela com o céu de fundo.


Depois passamos pela Lombada, ponto mais alto do parque, com 1784m que compensou a vista perdida do Pião no dia anterior. Seguimos então para a gruta dos três arcos, que forma um grande vão livre. Pulamos a gruta da cruz e paramos no cruzeiro descansar e contemplar.

A trilha termina praticamente na portaria do parque. Chegamos lá praticamente na hora que o parque fecha. Tivemos a felicidade de ganharmos uma carona até a vila. Nossa, como isso era bom!

Data: 07/Jul/2009
Sensação de esforço: 4 (1-5)
Tempo: nublado / sol
Temperatura: fria
Disposição: boa
Horário Inicial: 09:00h
Horário Final: 17:30h
Distância: 24km (da vila)
Pontos de Referência: Cachoeirinha, Janela do Céu, Gruta dos Três Arcos, Pico da Lombada, Cruzeiro
Quem: Eu, Isidoro, Kolb e Jorge

Nenhum comentário:

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...