15.2.15

15.02.15 - Piranguçu - Wenceslau Braz (Pousada Paz - Pousada Nair)

O roteiro do segundo dia era atravessar o rio Sapucai passando para Wencesalau Braz e subir novamente a serra pelo bairro do Salão, Roseta, Charco e ficar na pousada Santa Maria da Serra, já em Guaratingueta. Depois do Charco a ideia era seguir pelo caminho de Aparecida, que passa por trilhas até o topo da serra.


Continuamos pelo caminho do Frei Galvão seguindo a direção do rio até chegar no asfalto BR-459 entre Itajuba e Wenceslau Braz. Continuamos por 200m até atravessar o rio e voltamos pela estrada de terra que segue paralela a que viemos.


O caminho era rodeado de sítios que fazem fundo com o rio e o pedal era bem agradável. Depois do bairro do Salão começou a subida. Não era muito íngreme mas era longa. Os sítios foram se escasseando conforme deixávamos o rio para trás.


Depois de alguns quilômetros chegamos no bairro da Roseta. Um lugar bem tranquilo com um campo de futebol no meio. Paramos num bar para comer e tocamos em frente.


O trecho ainda continuava subindo, porém a estrada era bem mais precária. Haviam muitas erosões e árvores caídas na estrada. Creio que nem 4x4 passava ali no momento. Passamos da cota de 1800m de altitude por entre a floresta até que chegamos na estada principal Horto de Campos - Charco.


Nesse momento o tempo havia fechado e possivelmente pegaríamos chuva. Continuamos para o Charco. Nesse momento estávamos sem comida(exceto Kolb que tinha  algo) e no bairro procuramos alguma venda que não encontramos. Encontramos a pousada da Nair e resolvemos ficar por ser mais de 16h. Ela nos cobrou R$80/pessoa  com a janta e o café.


Fiquei com a impressão que a maioria das casas dali era para descanso, Pouca gente tinha cara de morador. A pousada está aberta há pouco tempo, acho que criada para atender o caminho de Aparecida. Colhi várias peras da pereira da propriedade e inclusive levei algumas para casa.

Pouco antes de anoitecer começou a chover de forma intermitente, já fazia um pouco de frio (imagino entre 18 e 20oC). Fazia alguns meses que não dormia com cobertas.

Data: 15/02/2015
Hora: 08:50 - 16:10
Distância: 39,6 km
Velocidade média: 6,2 km/h
Tempo pedalado: 06:22
Ganho - Perda latitude: 1844 - 1008
Altitude mínima - máxima: 852 - 1863

Nenhum comentário:

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...