16.2.15

16.02.15 - Wenceslau Braz (Charco) - Pinda

Para o último dia de passeio o roteiro era voltar para casa partindo do Charco, passando por uma trilha que leva no topo da serra sem passar pelo Horto de Campos do Jordão e depois descemos a serra passando pelo bairro do Gomeral e Pedrinhas, em Guatingueta e depois pelo Ribeirão Grande já em Pinda.

Acordamos não tão cedo, um pouco por causa do friozinho  que fazia, tomamos um excelente café da manhã. A casa tinha janelas grandes, piso de madeira e na cozinha havia o fogão a lenha. Na parte externa, um gramado separava a casa de uma fileira de grandes pinheiros no fundo e do lado sul uma castanheira vistosa. A frente da casa via-se a cerca de madeira acompanhada por hortênsias.

O ar bucólico me fazia querer ficar, mas o desconhecido me chamava. Saímos por volta das 9h depois de nos despedirmos da D, Nair. Seguimos as placas do caminho de Aparecida, inicialmente passando por uma estrada de terra. O dia esta com neblina e a temperatura um pouco fria mas agradável por causa do esforço físico.

De repente a estrada transformou-se numa trilha e as inúmeras poças d'água da chuva do dia anterior deixavam o caminho desafiador,principalmente porque surgiram subidas impiedosas. Ficamos um bom tempo empurrando as bicicletas morro acima.

Vencido o morro chegamos em uma fazenda (não lembro se é a Lavrinhas) onde havia uma criação de ovelhas. Vencemos a cerca da fazenda para chegar na estrada e continuamos. O caminho era rodeado por vegetação de altitude com muito capim. Ventava bastante mas está bem agradável para mim.

Passamos pela pousada Santa Maria da Serra, indicando que estávamos no topo e a descida logo viria. A descida é bem técnica por causa das pedras e das curvas fechadas. Paramos na pousada da D. Ana para almoçar por volta das 14h. Satisfeitos fizemos os 40 quilômetros finais sem maiores problemas.