21.3.15

21.03.15 - Pinda - Camanducaia [2 dias]

Dia 1: Pinda - Camanducaia

Eu tinha um roteiro para Camanducaia pronto, começando de Sapucai Mirim. Como apenas eu e o Isidoro resolvemos pedalar, aumentamos o desafio saindo a partir de casa.

Começamos 7:30h seguindo para Santo Antonio do Pinhal via asfalto. Pelo caminho encontramos vários grupos de ciclistas. Subimos a serra da SP-123 sem maiores dificuldades, repus meu estoque de água em uma bica um pouco antes de Sto Antonio e fizemos boa parte do caminho entre a Estação Lefreve ao centro por ciclovia (isso é novo na cidade).

Tomamos um café numa padaria na frente da rodoviária. Gosto dos cookies e café do lugar, com bom preço. Seguimos dai para  Sapucaí Mirim pela antiga estrada da fé, passando pela pedra do Pião e chegando no bairro da ponte nova.

Tomamos um lanche no bar em frente a estrada Sto Antonio - Sapucai Mirim, eram 12h. Depois atravessamos a estrada seguindo por uma estrada de terra que sobe a serra. Por ali é possível chegar em Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Monte Verde ou Gonçalves.

A subida é longa mas pouco íngreme. Pelo caminho alguns sítios, pousadas e montanhas. Chegamos num bar que tem uma fonte bem legal algum tempo depois. Neste ponto seguimos a bifurcação da direita sentido Gonçalves/ Monte Verde.

O caminho continuava subindo e a estrada estava mais fechada pela floresta. Já havia passado ali quando foi para Gonçalves. Neste trecho chegamos a 1550m de altitude. Mais a frente chegamos em uma bifurcação. Para a direita vai para o Juncal / Gonçalves e o outro lado, que seguimos, para Monte Verde / Camanducaia.

Um pouco depois saimos da principal virando a direita por uma estrada mais fechada ainda. Continuamo subindo chegando a quase 1800m até que chegamos no bairro do Mato.

Neste momento percebemos que nossa chegada seria à noite. Resolvemos perguntar o caminho mais rápido. Nos indicaram passar no bairro São Mateus de Minas e continuar pela principal. Chegamos a perguntar  nesse bairro sobre pousada,mas não havia. Daí andamos cerca de 1h sem luz até Camanducaia.

Chegamos sob chuva na cidade e ficamos hospedados na pousada  Jaguary por R$45/pessoa. A pousada não era muito boa, mas não tivemos muito tempo para pesquisar.

O caminho foi bem difícil, somando quase 9h pedaladas. O que ajudou foi a temperatura amena e a paisagem do caminho.

Dia 2: Camanducaia - Santo Antonio do Pinhal

De madrugada o mundo estava caindo em forma de chuva mas felizmente na hora da saída o tempo melhorou. Resolvemos deixar o caminho de volta mais fácil, fazendo parte pelo asfalto que vai para Monte Verde.

Subimos bastante até chegar na entrada da estrada do bairro Melhoramentos. A estrada de terra ficou bem mais plana seguindo um rio. Por essa estrada paramos no bar e pousada do Juca e descobrimos que ali tem um caminho de peregrinação para Aparecida, partindo de Limeira.

Em um trecho da estrada passamos por muito barro e os poucos carros que encontramos tiveram dificuldades. Até dei uma informações errada a um deles que queria ir para Monte Verde, dizendo o melhor caminho para M. Verde era fazer a volta, pois estávamos vindo do asfalto que ia pra lá. Por sorte 200m pra frente havia uma placa indicando a vila por uma estrada que eu desconhecia.

Uma coisa legal da cidade de Camanducaia foram as placas indicativas em todas as bifurcações que encontramos, pois não são poucas.

Mais adiante chegamos num trecho que passamos no dia anterior. Seguimos para o bar da fonte, só que não lembrávamos das subidas para chegar lá. Nessas situações que a gente percebe que as subidas (mais sofrimento) fica mais na memória. O bar da fonte estava fechado.

A descida da serra foi tranquila, mas neste trecho começou a chover mais forte. Depois chegamos no bar na frente da rodovia (entre Santo Antonio do Pinhal - Sapucai Mirim) para comer algo e nos abrigarmos. Perguntamos de ônibus, mas ainda ia demorar e resolvemos pedalar para Sto Antonio e lá procurar condução novamente.

Fizemos a volta pelo asfalto SP-046 sob chuva e num ritmo bem forte, chegando na rodoviária de Sto Antonio em 50 minutos. Resolvemos esperar o ônibus Campos de Jordão - Pinda, esperando 40 minutos. Acabei chegando em casa cerca de 19h cansado fisicamente mas descansado mentalmente.