16.2.15

16.02.15 - Wenceslau Braz (Charco) - Pinda

Para o último dia de passeio o roteiro era voltar para casa partindo do Charco, passando por uma trilha que leva no topo da serra sem passar pelo Horto de Campos do Jordão e depois descemos a serra passando pelo bairro do Gomeral e Pedrinhas, em Guatingueta e depois pelo Ribeirão Grande já em Pinda.


Acordamos não tão cedo, um pouco por causa do friozinho  que fazia, tomamos um excelente café da manhã. A casa tinha janelas grandes, piso de madeira e na cozinha havia o fogão a lenha. Na parte externa, um gramado separava a casa de uma fileira de grandes pinheiros no fundo e do lado sul uma castanheira vistosa. A frente da casa via-se a cerca de madeira acompanhada por hortênsias.


O ar bucólico me fazia querer ficar, mas o desconhecido me chamava. Saímos por volta das 9h depois de nos despedirmos da D, Nair. Seguimos as placas do caminho de Aparecida, inicialmente passando por uma estrada de terra. O dia esta com neblina e a temperatura um pouco fria mas agradável por causa do esforço físico.


De repente a estrada transformou-se numa trilha e as inúmeras poças d'água da chuva do dia anterior deixavam o caminho desafiador,principalmente porque surgiram subidas impiedosas. Ficamos um bom tempo empurrando as bicicletas morro acima.


Vencido o morro chegamos em uma fazenda (não lembro se é a Lavrinhas) onde havia uma criação de ovelhas. Vencemos a cerca da fazenda para chegar na estrada e continuamos. O caminho era rodeado por vegetação de altitude com muito capim. Ventava bastante mas está bem agradável para mim.


Passamos pela pousada Santa Maria da Serra, indicando que estávamos no topo e a descida logo viria. A descida é bem técnica por causa das pedras e das curvas fechadas. Paramos na pousada da D. Ana para almoçar por volta das 14h. Satisfeitos fizemos os 40 quilômetros finais sem maiores problemas.


Data: 16/02/2015
Hora: 08:15 - 16:36
Distância: 49,1 km
Velocidade média: 6,4 km/h
Tempo pedalado: 07:43
Ganho - Perda latitude: 1183 - 2328
Altitude mínima - máxima: 552 - 1947

15.2.15

15.02.15 - Piranguçu - Wenceslau Braz (Pousada Paz - Pousada Nair)

O roteiro do segundo dia era atravessar o rio Sapucai passando para Wencesalau Braz e subir novamente a serra pelo bairro do Salão, Roseta, Charco e ficar na pousada Santa Maria da Serra, já em Guaratingueta. Depois do Charco a ideia era seguir pelo caminho de Aparecida, que passa por trilhas até o topo da serra.


Continuamos pelo caminho do Frei Galvão seguindo a direção do rio até chegar no asfalto BR-459 entre Itajuba e Wenceslau Braz. Continuamos por 200m até atravessar o rio e voltamos pela estrada de terra que segue paralela a que viemos.


O caminho era rodeado de sítios que fazem fundo com o rio e o pedal era bem agradável. Depois do bairro do Salão começou a subida. Não era muito íngreme mas era longa. Os sítios foram se escasseando conforme deixávamos o rio para trás.


Depois de alguns quilômetros chegamos no bairro da Roseta. Um lugar bem tranquilo com um campo de futebol no meio. Paramos num bar para comer e tocamos em frente.


O trecho ainda continuava subindo, porém a estrada era bem mais precária. Haviam muitas erosões e árvores caídas na estrada. Creio que nem 4x4 passava ali no momento. Passamos da cota de 1800m de altitude por entre a floresta até que chegamos na estada principal Horto de Campos - Charco.


Nesse momento o tempo havia fechado e possivelmente pegaríamos chuva. Continuamos para o Charco. Nesse momento estávamos sem comida(exceto Kolb que tinha  algo) e no bairro procuramos alguma venda que não encontramos. Encontramos a pousada da Nair e resolvemos ficar por ser mais de 16h. Ela nos cobrou R$80/pessoa  com a janta e o café.


Fiquei com a impressão que a maioria das casas dali era para descanso, Pouca gente tinha cara de morador. A pousada está aberta há pouco tempo, acho que criada para atender o caminho de Aparecida. Colhi várias peras da pereira da propriedade e inclusive levei algumas para casa.

Pouco antes de anoitecer começou a chover de forma intermitente, já fazia um pouco de frio (imagino entre 18 e 20oC). Fazia alguns meses que não dormia com cobertas.

Data: 15/02/2015
Hora: 08:50 - 16:10
Distância: 39,6 km
Velocidade média: 6,2 km/h
Tempo pedalado: 06:22
Ganho - Perda latitude: 1844 - 1008
Altitude mínima - máxima: 852 - 1863

14.2.15

14.02.15 - Pinda - Campos do Jordão - Wenceslau Braz

Aproveitamos o feriado do carnaval para pedalar em 3 dias na serra da Mantiqueira. A ideia era percorrer algumas estradas que ainda não pedalamos entre Campos do Jordão-SP e Wenceslau Braz-MG. É uma região especial porque fica perto de casa e depois de que você passa o Capivari em Campos, os caminhos ficam pouco movimentados, mas com a paisagem muito bonita.


Eu e o Isidoro começamos do Crispim às 07:40h enquanto o Kolb saiu 10min antes e nos encontraríamos pelo caminho.


O roteiro foi chegar em Campos do Jordão pela SP-123, passar pelo Capivari, pela fábrica da Minalba, estrada da Água Santa, bairro do Centro, bairro dos Pintos e finalmente no bairro dos Borges, onde ficamos na pousada da Paz perto do rio Sapucaí.


O trecho do asfalto para subir para Campos estava muito movimentada de carros. Felizmente a grande maioria entrava em Santo Antonio (imagino que iam para o Sul de Minas). Chegamos no portal da cidade por volta das 13h.

Continuamos pela estrada principal de Campos, passando pelo Capivari onde havia um carnaval. A cidade estava mais cheia que o normal. Seguimos pela estrada para a Minalba (no início é a mesma para o Horto). Basicamente uma subida e uma descida longa.

No final da descida, próximo da fonte Indaiá seguimos pela estrada da Água Santa, de subida entra uma floresta. O dia tinha sol e muitas nuvens. Viramos a para Piranguçu passando  pelo bairro do Centro, onde acontece o encontro de cicloturismo.

Paramos num bar no bairro dos Pintos para comer algo e seguimos. A seguir chegamos onde o Caminho Frei Galvão passa e logo chegamos na pousada da Paz. São dois chalés que ficam sobre bar do Pele. Na parte dos fundos temos uma bonita vista para o rio Sapucaí.

Pagamos R$30 pela hospedagem com a janta. Muito bom o preço.

Data: 14/02/2015
Hora: 07:30 - 18:20
Distância: 84,3 km
Velocidade média: 9,2 km/h
Tempo pedalado: 08:34
Ganho - Perda latitude: 2545 - 2532
Altitude mínima - máxima: 523 - 1728






25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...