23.6.12

23.06.12 - Serra da Canastra (Gloria - Pous. Boa Esperança)

Tudo pronto para a viagem, saímos de carro de Pinda com destino a São João Batista do Gloria - MG, para o início da viagem de bicicleta. Foram 510 quilômetros de carro passando em Campinas para pegar o Jorge.

Chegamos no Gloria por volta das 6h e procuramos um lugar para deixar o carro nesses dias e uma pararia para o desjejum. Conseguimos um lugar por R$70 os 10 dias.

O pedal começou depois das 8h e deixando a cidade já começaram as subidas e o asfalto sumiu. A neblina era forte. Andamos perto de uma plantação de girassol e depois de alguns quilômetros iniciamos a subida da serra, que foi longa tanto pelo sol quanto pelo sono da viagem.

No final da subida passamos pela cachoeira do barulho que tem uma queda bem alta. Descemos depois para o vale dos Canteiros e passamos por uma plantação grande de milho. Depois de uma tendência de descida, chegamos na cachoeira do Quilombo. Infelizmente estava tarde para conhecê-la.

Nosso planejamento era chegar na pousada da Vanda, mas era fácil deduzir que não chegaríamos com luz. Decidimos mudar o roteiro e encerrar na pousada Boa Esperança que ficava uns 10km mais perto. Chegamos no escuro. Negociamos um desconto nas pousada e ficamos ali.

Recompostos, comemos o queijo da Canastra, além do jantar feito pela D. Gasparina.