12.2.11

Bike: Paraisópolis - Itajubá

Este fim de semana tive novamente a oportunidade de ir pra Itajubá, aproveitando essa maré de tempo de pouca chuva em pleno verão. Dessa vez queria ir de ônibus para Paraiso e chegar em Brazópolis por estrada de terra. Comecei pelo asfalto que vai para Conceição dos Ouros, mas logo virei à direita numa estrada de terra sentido bairro da Lagoa.


O caminho era quase plano e bem tranquilo para andar. Fui seguindo o rio Sapucai Mirim até chegar na fazenda da chapada, já em Conceição. Não tem como não parar para ver o casarão antigo com muros de pedra, parecendo aquela fila de dominós para você derrubar.


Nesse lugar tem uma bifurcação e eu segui pela direita me afastando da cidade. Peguei alguns morros atravessando uma região repleta de pastagem o pouca água. Então no primeiro bar que encontrei, já no bairro Anhumas (Brazópolis) parei para tomar alguma coisa. Conversei com o pessoal sobre caminhos da região e que passam muitos ciclistas por alí.


A estrada continuou até desembocar no asfalto alguns quilômetros antes de Brazópolis. Diferente da maioria das estradas, o asfalto tinha mais morros que a terra e juntando-se ao calor que já fazia, a coisa ficou um pouco mais difícil.


Na cidade só parei num bar na estrada para tomar tão-famoso-refrigerante-de-fórmula-secreta e tomar um sorvete que um moleque vendia e alí estava passando. O interessante é que eu perguntei que sorvete ele tinha e a resposta foi: "- sorvete eu não tenho, só picolé". Tomei um picolé então.

Depois da cidade tem uma subida cruel que foi vencida com certo custo. Evidente que a descida a seguir foi saboreada com alta velocidade. Segui pelo asfalto até o bairro Estação Dias, onde começou uma estradinha de terra cercada de floresta. Na estrada não passei por ninguém, acho que por causa da pouco conservação e dos morros mais íngremes.

Nesse trecho cheguei ao ponto mais alto do dia: 1000m e no topo tinha uma encruzilhada, uma (descobri depois) ia para o pesqueiro do Coroné e a da direita ia pro bairro dos Mouras, que eu segui. Nesse trecho tive sorte em não pegar chuva, pois no topo do morro via a chuva em Itajubá, e a chuva passou por mim bem rápido. Depois vi que ela já estava por onde já havia passado.

Pouco depois veio o asfalto próximo da estação CEMIG, continuando até a BR-459, onde foi para Itajubá.

Data: 12/Fev/2011
Sensação de esforço: 4 (1-5)
Tempo: sol
Temperatura: quente
Piso: 60% terra, 40% asfalto
Disposição: boa
Horário Inicial: 08:30h
Horário Final: 18:00h
Tempo Pedalado: 05:52:40h
Distância: 81,94km
Média Pedalada: 13,9 km/h
Dist. Parcial Bike: 2205,3 km
Dist. Total Bike: 16037,76 km
Itinerário: Paraiso, B. Lagoa, Faz. Chapada (Conc Ouros), Anhumas (Braz), Brazopolis, Estação Dias, B. Mouras (Piranguçu), Estação CEMIG, Itajuba
Quem: Eu
Km Forasteiro: 24 km

Nenhum comentário:

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...