13.2.11

Bike: Itajubá - Piranguinho

Para esse dia combinamos muitas estradinhas curtas que não havíamos andado. Pegamos o asfalto e seguimos até Piranguinho. Bem quando termina a cidade seguimos por uma estrada de terra que acompanha o asfalto (no começo) e depois segue o rio: antiga linha férrea.

Passamos pelos bairro do Mato Dentro, num caminho totalmente plano, com muita sombra e muitas goiabeiras cheia de goiabas (parece óbvio mas onde trabalho tem uma goiabeira que dá maçã e banana).

No Google Earth ví que para se evitar os morros o trem tinha que andar bastante. A distância de dois pontos por linha era 1,6km e a nossa estrada tinha 6,8km: mais estrada agradável para andar.

Voltamos no asfalto no bairro do Capote onde paramos na barraca do Roberto para tomar um café e comprar pés-de-moleque. Infelizmente a Lucia caiu ao chegar no asfalto por causa de um degrau no canto da estrada. Por sorte sem muita gravidade, mas com uma mão dolorida.

Seguimos o asfalto até o bairro Santa Bárbara onde seguimos para a esquerda, entrando no bairro. Passamo por uma estrada de terra cercada de pastagens o pouca sombra. Pouco depois outro bairro: Açudinho. Atravessamos um vale bem grande e depois um morro para atravessar, e uns quilômetros depois chegamos novamente no asfalto, pouco depois de Piranguinho.

Assim que chegamos no asfalto encontramos o Mário, um ciclista solitário, que tinha andado bastante naquela manhã: estava voltando de Santa Rita do Sapucaí e já devia ter andado uns 70km. Aí ele nos acompanhou pela estrada de terra até Itajubá, e conversamos sobre trilhas, bicicletas, etc até nos despedir na rodoviária.

Almoçamos na Toca do Caboclo e depois sorvete do Mauro para fechar com chave de ouro a pedalada.

Data: 13/Fev/2011
Sensação de esforço: 3 (1-5)
Tempo: sol
Média Pedalada: 14,4 km/h
Dist. Parcial Bike: 2262,8 km
Dist. Total Bike: 16095,17 km
Itinerário: Itajuba, BR-459, Piranguinho, B. Mato Dentro, Capote, Sta. Barbara, Açudinho, Piranguinho, Antiga Linha Itajuba