5.2.11

Bike: Maria da Fé (Despropósito)

Este foi outro final de semana com previsão de sol, sem chuva. Isso resulta em pedal e como precisava ir para Itajubá levar umas peças de bicicleta, aproveitei. Fui de carro na sexta a tarde de carro para já andar no sábado bem cedo evitando um pouco o implacável calor da tarde.

Fizemos mais um roteiro de verão, saindo de Maria da Fé por ser mais alto, 1200m de altitude. Começamos por uma das estradinhas que leva ao bairro do Despropósito. Segundo experiências anteriores da Lucia, passaríamos por plantações de oliveira.

Iniciamos com uma subida leve por uma estrada de terra bem castigada pelas chuvas dos últimos dias. Havia cursos d'água atravessando a estrada e algumas barreiras caídas. Pelo caminho encontramos muitas bicas e sombras para aliviar o calor. Quando chegamos numa capela, alcançamos o topo e nesse lugar havia uma bifurcação: iríamos por uma e voltaríamos pela outra.

Seguimos pela direita, descendo a serra. A estrada era contornada por muitos eucaliptos e dalí via-se longe através do vale. Na montanha da direita a estrada passava como uma linha quase imperceptível, distinguível pelas árvores acompanhantes. Já no Desprósito conversamos com alguns senhores que, com fala bem arrastada, nos explicou que a ponto a diante havia sido levada pelo rio, mas que bicicletas passavam.

Atravessei o rio por uma pinguela e a estrada continuava descendo. Logo chegamos no asfalto, seguindo sentido Pedralva. Nesse trecho o calor aumentou, tanto por causa do piso quanto pelo horário. As sombras eram bem-vindas. Depois de alguns quilômetros chegamos no topo, mas logo saímos do asfalto no bairro do Resende. Almoçamos no bar e começamos a subir.

Foi longa a subida mas depois de um tempo conseguíamos ver longe. A água era escassa porém no final da subida encontramos uma torneira amiga numa fazenda. Já estávamos a mais de 1600m de altitude e felizmente veio a recompensa: alguns quilômetros de descida até Maria da Fé, finalizando o passeio.

Data: 05/Fev/2011
Sensação de esforço: 3 (1-5)
Tempo: sol
Média Pedalada: 8,6 km/h
Dist. Parcial Bike: 2032,2 km
Dist. Total Bike: 15864,66 km
Itinerário: Maria da Fé, B. Despropósito, MG347, B. Resende, B. Alecrim, Maria da Fé