23.1.11

Bike: Itajubá (Serra dos Toledos)

Para o segundo dia escolhemos um roteiro mais tranquilo. A idéia era chegar nas cachoeiras da Serra dos Toledos e voltar, uma vez que o dia prometia ser quente. Saímos bem cedo do Santa Rosa sentido Maria da Fé, indo pelo asfalto.

Na estrada, andando no acostamento, observávamos o nascer do sol por entre as montanhas. Numa igreja na beira da via entrada numa estrada de terra à direita. Inicialmente a estrada era bastante plana e a pedalada rendia.

Porém não demorou muito para as subidas aparecerem. Não eram íngremes, mas constantes. Pouco depois de uma bifurcação que eu supunha levar à pedra amarela, a mesma que se chega pelo bairro do Cantagalo, paramos para pedir informação com um senhor, sentado tranquilamente num banquinho sob uma árvore. Muito solícito ele nos explicou que não era possível fazer esse roteiro pois passava por uma propriedade particular.

Depois de alguma prosa com o seu Benedito (nome do senhor), ele nos convidou para tomar um café, que não recusamos. A casa dele era um antigo bar, todo em madeira, ainda com o balcão. No fundo ficava a cama dele e uma pia onde uma torneira jorrava água constante, vinda de uma nascente. Tomamos o café, nos despedimos dele e seguimos em frente.

Pouco depois passamos por um trecho de mata mais fechada onde ficava a cachoeira. Haviam outras, mas essa era a mais acessível. No lugar havia um pessoal acampado e uma descida conduzia a uma pequena queda d'água e um poço para nadar. Não atrevi a nadar pois o lugar estava mal cuidado, com plásticos jogados nos cantos. A Lucia não teve esse medinho, se esbaldando no rio.

Depois continuamos a subida e encontramos um sujeito que nos deu informação de como chegar no asfalto. Ele nos disse que em um momento sairíamos da estrada e pegaríamos uma trilha cruzando um rio. Eu imaginava uma estrada, mas o cara estava certo. A descida toda foi por uma trilha de gado e empurramos as bicicletas o tempo todo. Felizmente no meio do caminho passamos por um riacho e aí sim entrei na água.

Depois do rio a trilha ficou bem fechada mas conseguimos passar até desembocar numa estradinha que servia de acesso para uma plantação de hortaliças. O asfalto já era visível. Saímos no bairro do Ano Bom e fizemos a volta pelo asfalto.

Data: 23/Jan/2011
Sensação de esforço: 4 (1-5)