22.1.11

Bike: Maria da Fé (Pintos Negreiros)

Esse fim de semana fui novamente para Itajubá para andar. Só que dessa vez fui na sexta à noite para andar os dois dias por lá. Resolvemos andar em Maria da Fé, fazendo a volta no bairro dos Pintos Negreiros.


Começamos o pedal na padaria, com o sol bem baixo, seguindo a estrada para as Posses. Chegando no bairro conversamos com duas senhoras muito receptivas que nos explicaram onde a estrada estava intransitável. Felizmente não atrapalhou muito nossa passagem.


Passamos pela Mata e Serraria, observando a colheita de batatas. Daí descemos a serra do Grotão, que estava realmente interditada: havia muita terra na estrada. Passamos carregando a bicicleta nas costas. Lá em baixo seguimos para a esquerda, sentido Dom Viçoso. Uns quatro quilômetros depois chegamos nos Pintos. Tomamos lanche, andamos um pouco pelo bairro e começamos a volta.


Daí veio a subida, cinco quilômetros de subida sob o sol forte. No começo conseguimos boas sombras, mas depois foi sol na cachola. Além disso não encontramos nenhuma bica ou casa para pedir água e no final da serra já estava passando sede. Já no topo conseguimos o líquido da vida na casa de nativo. Ele contou que morava em São Paulo e não aguentou, acabando por voltar num sítio bem isolado do mundo: acredito que ele se cansou um pouco do contato humano (ou desumano) das cidades.


Para chegar em Maria da Fé novamente, pegamos uma descida boa, mas a estrada estava cheia de pedras grandes e soltas, exigindo muito. Numa dessas descidas acabei por cair, pois insisti em carregar o GPS na mão e num momento minha mão escapou do guidão e desequilibrei. Felizmente sem danos em mim e na magrela.


Passamos pelo bairro da Reserva e Posses novamente. Nesse instante vimos nuvens anunciando chuva e ela veio no último quilômetro, já no asfalto, mas suficiente para molhar muito. Secamos um pouco e voltamos para casa.


Data: 22/Jan/2011
Sensação de esforço: 4 (1-5)
Tempo: sol
Temperatura: quente
Piso: 95% terra, 5% asfalto
Disposição: boa
Horário Inicial: 07:10h
Horário Final: 16:40h
Tempo Pedalado: 05:20:18
Distância: 50,58km
Média Pedalada: 9,1 km/h
Dist. Parcial Bike: 1872,3 km
Dist. Total Bike: 15704,76 km
Itinerário: Maria da Fé, B. Posses, B. Mata, B. Serraria, B. Grotão, B. Pintos Negreiros, B. Grotão (Cristina), B. Reserva, B. Posses, Maria da Fé
Quem: Eu, Lucia
Fotos: clique aqui

Nenhum comentário:

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...