9.1.11

Bike: Itajubá

No passeio em Itajuba tivemos a ilustre companhia da Mica. Ela aderiu ao nosso movimento ciclístico, ainda com um nível de insanidade de iniciante, mas tudo indica que ela vai galgar novos patamares nisso. Por isso decidimos fazer um passeio curto pelo bairro do Rio Claro.

Cruzamos o bairro da Santa Rosa e quando começou a estrada de terra fomos recebidos por muita lama. Desistimos desse roteiro e resolvemos andar na estrada para Maria da Fé pois muitos diziam que praticamente todas as estradas de terra estavam bem difíceis de se passar.

Começamos a subir a serra, mas o calor já estava forte. Resolvemos voltar e fazer um caminho atalho por estrada de terra. Não conhecia a estrada apesar de a ter mapeado, mas sabíamos que passava na região da serra dos Toledos. Passamos por muito barro e por uma subida longa, mas felizmente agora havia bastante sombra e água.

Ao descer o morro, conseguíamos ver a cidade de Itajubá ao longe e uma casinha lá em baixo onde teríamos ainda que passar. A descida era íngreme e escorregadia, mas consegui desce na bicicleta. A Lucia e Mica acharam prudente empurrar. Chegando na casa, que é a sede de uma fazendo vimos uma cena dantesca: nossa única passagem era por uma porteira sobre um lamaçal causado pela eterna passagem de vacas. Parecia que se pisássemos alí, afundaríamos nas profundezas da Terra.

Para passarmos pelo atoleiro, passamos as bicicletas por cima da cerca, pulamos a porteira para não pisar na lama e empurramos as bicicletas pisando no mato da borda da estrada por uns 20 metros. Tudo isso sentindo o buquê de merda de vaca. Vencemos sem maiores prejuízos. Poucos quilômetros depois já estávamos no asfalto novamente e a volta daí foi bem rápida.

Depois foi lavar as bicicletas, descansar um pouco e voltar de ônibus para Pinda.

Data: 09/Jan/2011
Sensação de esforço: 3 (1-5)