19.12.09

Bike: Sapucai Mirim - São Francisco Xavier

Dias quentes de dezembro. Depois de algumas semanas de muita chuva, o sol deu as caras, e não está para brincadeira. Nessas situações nos resta andar nas montanhas, e assim o fizemos nesse fim de semana.

Não conhecia São Franciso Xavier, distrito de São José dos Campos, conhecido pelas montanha e cachoeiras. Resolvemos passar por lá.

Chegamos de ônibus em Sapucaí Mirim, onde almoçamos (comida mesmo) e saímos sentido bairro da cachoeira. De cara uma subida de 10km até o Paiol. Felizmente o trecho é bem sombreado e tem muitos cursos d'água cortando a estrada.

Na parte alta a temperatura era agradável e vimos uma grande plantação de eucaliptos (haja papel). Chegamos no topo a 1500m de altitude, na divisa de MG e SP.

A descida não foi tão tranquila, por conta de uma queda da minha parte. A estrada estava coberta de pedrinhas soltas e mais ou menos na metade da descida, por um descuido, peguei maior velocidade. Nesse momento vi uma curva adiante e comecei a frear. A bicicleta foi derrapando e toda minha atenção foi para segurá-la de pé. Não restou equilíbrio para fazer a curva, então fui para o chão. Só deu tempo para diminuir o impacto, caindo de lado. Exceto uns arranhões no ombro, não houve nenhum dano, nem na magrela.

Chegamos no distrito 17:30h, mas cedo do que esperávamos. Ficamos numa pousada no centro (de pouco conforto) e pude conhecer o centrinho, que é bastante limpo e conservado. Tem uma infra-estrutura boa, com alguns restaurantes, bares, lojas. Não tinham muitos turistas na cidade.

Data: 19/Dez/2009
Sensação de esforço: 4 (1-5)
Tempo: sol
Temperatura: amena
Piso: 90% terra; 10% asfalto
Disposição: boa
Tempo Pedalado: 3:40:17 h
Distância: 41,11km
Média Pedalada: 11,1 km/h
Dist. Parcial Bike: 3240,81 km
Dist. Total Bike: 9205,12 km (3km não registrados)