26.9.09

Bike: Paraisópolis - Brazópolis - Paraisópolis

Minas tem lugares pra andar pro resto da vida: muitas estradas de terra, cidades pequenas e montanhas. Assim fui me aventurar por lá nesse final de semana. Escolhi sair de Paraiso e chegar a Brazópolis e voltar por outro caminho.


Fui de ônibus e comecei a pedalar da rodoviária da cidade pouco antes das 9h. O dia estava nublado, ao contrario de Pinda que já fazia sol. Comecei pelo asfalto que liga as cidades (caminho da fé também), mas logo continuei por uma estradinha à esquerda.


Depois de uns quilômetros estava no asfalto novamente para atravessar um morro que divide as cidades. No topo do morro tem uma placa indicando uma gruta (que visitei) e um túnel (de trem que não achei !?).


Daí foi uma descida longa até praticamente Brazópolis. Andei pela cidade e aproveitei para almoçar. Consegui um restaurante bom e barato - R$6,50 a vontade. Controlei a gula para conseguir voltar.


Na volta estava reservado a parte mais difícil, 6 quilômetros de subida e a tarde estava quente. Passei por algumas propriedades mas não vi ninguem. Já no topo do morro havia uma floresta e a estrada sumiu, era só uma trilha. Na descida a vista era muito bonita e desci tudo que havia subido, chegando no bairro da Lagoa. O restante do caminho foi sem maiores dificuldades, apesar de estar cansado.


Fiquei hospedado na Pousada da Praça, muito boa por sinal, e fiquei perambulando nas praças durante a noite. Na pousada conheci um peregrino de Rib. Preto fazendo o caminho da fé. Ele estava receioso (com razão) da serra do Quebra Perna (Luminosa - Campos). É a mais difícil mas é a última. Depois é só descida.

Data: 26/Set/2009
Sensação de esforço: 5 (1-5)
Tempo: nublado (manhã) e sol (tarde)
Temperatura: calor
Piso: 65% terra; 35% asfalto
Disposição: boa
Horário Inicial: 08:45h
Horário Final: 18:00h
Tempo Pedalado: 5:10:27h
Distância: 62,93km
Média Pedalada: 12,3km/h
Dist. Parcial Bike: 2141,4 km
Dist. Total Bike: 8150,49 km
Pontos de Referência: B. Cruzera, B. Lagoa
Quem: Eu

Nenhum comentário:

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...