31.1.09

Bike: Campos: Morro do elefante - Alto Boa Vista

Campos tem muitos lugares para andar além de ser muito bonita. Fui com a fá, decidido de última hora pois com o tempo muito instável dos últimos dias fica difícil planejar algo. Choveu de segunda até sábado e a previsão do tempo previa chuva para o sábado, o que não aconteceu.


Sofri com a ansiedade nessa semana e mais o fator meteorológico incomum me motivaram a andar. Se soubesse antes planejava algo de dois dias. Bom, saimos de carro depois do almoço para Campos com as bikes balançando lá tras. Fomos recepcionados com tempo fechado e chuva. Realmente lá é outro clima.

Começamos a pedalar do portal sentido capivari, a chuva parou um pouco mas tudo estava molhado. Havia muitos carros andando e a temperatura estava agradável, quase fria.


Depois do capivari começou uma subida boa, até o morro do elefante, com direito a vista bonita e fotos. Seguimos a estrada sentido pico do Imbiri para chegarmos na estrada do Campista, que logo se tornou de chão batido e atravessando a mata. Daí era só seguir as placas para o palácio onde paramos para descansar e aproveitar a descida até a Orestes Girardi sentido portal.

Data: 31/Jan/2009
Sensação de esforço: 3 (1-5)
Tempo: sol entre nuvens / chuva
Temperatura: amena, 25oC
Piso: 10% terra; 90% asfalto
Disposição: motivado
Horário Inicial: 14:20h
Horário Final: 17:30h
Tempo Pedalado: 1:59:44h
Distância: 25,05Km
Média Pedalada: 12,5km/h
Dist. Parcial Bike: 30,7km/h
Dist. Total Bike: 5963,93km
Pontos de Referência:
Quem: Eu, Fa

25.1.09

Bike: Pedrinhas - Bicas

Planejamos atravessar o morro que liga as Pedrinhas até as Bicas, mas não foi possível pois minha bike quebrou no meio do caminho.

Na subida antes do Graminha senti a bike travar e o barulho e quando olhei para trás, vi a cambio no avesso. Fui arrumar o cambio e vi que o braço que sustenta as roldanas estava quebrado. Fizemos uma adaptação e seguimos por mais uns 4km (incrível), sem mudar a marcha.

Daí o cambio enroscou nos raios e vamos procurar arame para travar o cambio. Depois de "travado", seguimos mesmo assim, mas poucos metros depois veio a derradeira: ele entrou nos raios, quebrando 2 e entortando outro, deixando a roda empenada.

Assim voltamos empurrando até o asfalto, liguei pro meu pai me buscar e fim de aventura.

Data: 25/Jan/2009
Sensação de esforço: 2 (1-5)
Tempo: sol entre nuvens
Temperatura: amena, 26oC
Piso: 10% terra; 90% asfalto
Disposição: 4 (1-5)
Horário Inicial: 08:10h
Horário Final: 11:15h
Tempo Pedalado: ?
Distância: ~25Km
Média Pedalada: ?
Dist. Parcial Bike: ?
Dist. Total Bike: 5933,23km
Pontos de Referência:
Quem: Eu, Isidoro, Le, ,

24.1.09

Bike: Pinda - Una

Tive problema com a corrente da bicicleta, que estava soltando um dos elos. Dai levei para arrumar e depois fotos da bike do Isidoro ocuparam a parte da manhã. Resolvi sair depois do almoço por aqui mesmo.

Fiz então uma estradinha curta que liga a Dutra a Estr Velha Pinda- Taubaté. Fui até a Dutra e segui por ela até a descida do Una, como sempre cheia de carros, mas felizmente foi rápido. Segui pela direita em estrada de terra tranquila até chegar na estrada velha, onde voltei pra casa. Rápido.

Data: 24/Jan/2009
Sensação de esforço: 2 (1-5)
Tempo: nublado
Temperatura: amena, 26oC
Piso: 15% terra; 85% asfalto
Disposição: 4 (1-5)
Horário Inicial: 13:30h
Horário Final: 15:15h
Tempo Pedalado: 01:28:14h
Distância: 27,08Km
Média Pedalada: 18,3km/h
Dist. Parcial Bike: 203,8km
Dist. Total Bike: 5908,23km
Pontos de Referência: Dutra, Estr velha rio-sp
Quem: Eu

18.1.09

Bike: Campos do Jordão (Estr São Bento - Minalba)

Como o sábado cancelamos o pedal por causa da chuva iminente, no domingo achei que seria inviável, mas não foi, pelo menos aqui no vale.



O pessoal estava indispovível no domingo e, portanto fui sozinho pra campos aproveitando o tempo ensolarado que fazia. Nem acreditava. Não esperei o horário do ônibus e pus a bike no carro e segui pra Campos.

Lá o tempo era outro, nuvens carregadas e chuva iminente. Mas não me intimidei e segui para a estrada até São Bento. A cidade estava tranquila e a temperatura boa, mais fresco que lá em baixo.


Segui pela estrada até a divisa com S. Bento, com uma subida no começo e uma longa descida, estava a 1400m. Saí do asfato por uma estradinha de terra a direita e segui nela por vários quilômetros. No início era deserta mas depois algumas casas apareceram.


Passei pelas bifurcações que vão para o sul de minas e cheguei na fábrica da Indaiá, onde começou o asfalto e as subidas. Pouco depois passei pela Minalba e mais subida. Nesse ponto encontrei o Denão, que fazia uma down-hill por ali. Conversamos e segui subido, por mais uns 4km.

Pouco antes de chegar na cidade peguei uma descida boa, onde fiz 68km/h. Daí atravessei a cidade e voltei embora.


Data: 18/Jan/2009
Sensação de esforço: 3 (1-5)
Tempo: nublado/ chuva
Temperatura: amena, 24oC
Piso: 15% terra; 85% asfalto
Disposição: 4 (1-5)
Horário Inicial: 10:00h
Horário Final: 15:20h
Tempo Pedalado: 02:53:22h
Distância: 36,62Km
Média Pedalada: 12,6km/h
Dist. Parcial Bike: 168,1km
Dist. Total Bike: 5872,53km
Pontos de Referência:
Quem: Eu

11.1.09

Bike: Usina
(Fotos aguardando digitalização)

Como o sábado foi chuvoso, minhas intenções de bike de 2 dias foram por terra. Ai planejei andar em Campos no domingo, mas o Isidoro me ligou pra gente andar no pesqueiro. Daí aceitei.


O dia estava com muitas núvens mas estava abafado. Saimos da Coca e seguimos pela estrinha do Cruz Grande para o Ribeirão até chegarmos no pesqueiro. Pedimos o prato da casa e comemos sem pressa.


Reparei muita gente passando de bicicleta por la, um que veio pelo mesmo caminho que a gente e mais dois grupos, um com 3 pessoas, indo para Aparecida e outro com 5 descendo de Campos e com um apoios para levá-los de volta.


A volta fizemos por asfalto e como esperado havia muita gente passando de carro no momento.

Data: 11/Jan/2009
Sensação de esforço: 3 (1-5)
Tempo: nublado/ sol
Temperatura: 27oC
Piso: 40% terra; 60% asfalto
Disposição: 4 (1-5)
Horário Inicial: 09:10h
Horário Final: 15:40h
Tempo Pedalado: 03:30h
Distância: 53,81Km
Média Pedalada: 15,5km/h
Dist. Parcial Bike: 99,9km
Dist. Total Bike: 5804,53km
Pontos de Referência:
Quem: Eu, Isidoro, Le

4.1.09

Bike: Lagoinha - Aparecida (Bonfim) - Roseira - Pinda

O plano era acordar cedo para evitar a chuva, mas não foi possível. A cama estava boa e a gente cansado. Conseguimos sair da pousada 10h e o tempo estava feio, ameaçando chuva.


A volta seria pelo Bonfim, que eu já havia passado um ano atrás. Esse trecho incluia atravessar a Quebra-Cangalha a 1310m em uma subida longa mas não muito íngrime. Até ali o chuvisco nos acompanhou, dando uma pausa de vez em quando. No topo da montanha a vista é muito bonita, mas com o tempo fechado só viamos o fundo cinza.


Começamos a descida que era muito íngrime e eu tinha que travar os dois freios e a bike ainda andava. O Devide caiu uma vez e eu quase caí diversas vezes. Tivemos que remontar o freio do Isidoro, que desmonamos na ida pois não estava bem ajustado.


Depois disso paramos na igreja do Bonfim e seguimos para Roseira. Finalmente encerramos a viagem pela antiga estrada Rio-São Paulo. Eu estava muito cansado mas valeu a pena.



Data: 04/Jan/2009
Sensação de esforço: 5 (1-5)
Tempo: chuva
Temperatura: 25oC
Piso: 50% terra; 50% asfalto
Disposição: 2 (1-5) cansado
Horário Inicial: 10:00h
Horário Final: 17:30h
Tempo Pedalado: ?
Distância: 55Km
Média Pedalada: ~10km/h
Dist. Parcial Bike: ?
Dist. Total Bike: 5736,72km
Pontos de Referência:
Quem: Eu, Isidoro, Devide

3.1.09

Bike: Pinda (Pinhão do Borba) - Taubaté (Pedra Grande) - Lagoinha (Serra Negra)

Tinhamos planejado andar na região de Itajubá nesse começo de ano, mas devido às chuvas do dia 2, cancelamos. Assim ficamos na expectativa de sol para o dia seguinte e fazer algo mais doméstico, e deu certo. O sábado amanhceu ensolarado e saimos para Lagoinha, por um trecho novo.


Passamos no Devide 10:15h e seguimos pelo Pinhão, até chegarmos no Pouso Frio. O dia estava bem quente com algumas núvens. Foi assim que chegamos no Pouso Frio, Macuco e Pedra Grande. Ali felizmente havia bastante sombra.


Depois de uma subida um pouco longa por entre eucaliptos, chegamos na Pinda-Lagoinha. Nesse ponto já comecei a sentir, pois não parava de suar. Felizmente pouco depois chegamos numa cachoeira para refrescar. Ficamos um bom tempo ali.


Seguimos por essa estradinha (inédita) até o bairro Serra Negra. Nesse momento o tempo começou a fechar rapidamente e no fundo já estava chovendo. Infelizmente não conseguia ir mais rápido pois já estava cansado e o caminho ficou mais difícil por causa das subidas constantes.


Aí não teve jeito, na subida de um morro, a chuva chegou forte e com muito vento. Não achei ruim pois estava com calor, mas o problema foi a estrada que ficou cheio de barro. Já não faltava muito pra chegar em Lagoinha.


Logo depois chaga o asfalto, faltavam poucos metros, mas havia a derradeira subida para entrada na cidade. Foi sofrível, mas chegamos.


Data: 03/Jan/2009
Sensação de esforço: 5 (1-5)
Tempo: sol / nublado /chuva
Temperatura: 31oC
Piso: 60% terra; 40% asfalto
Disposição: 4 (1-5)
Horário Inicial: 10:00h
Horário Final: 18:10h
Tempo Pedalado: ?
Distância: 63,5Km
Média Pedalada: ~13km/h
Dist. Parcial Bike: ?
Dist. Total Bike: 5681,72km
Pontos de Referência:
Quem: Eu, Isidoro, Devide

casa devide: 6,3k

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...