2.11.08

Bike: Gomeral - Usina

Dia 2: Gomeral - Pinda, via Usina Izabel

Depois de muitas horas de sono (estava realmente cansado), acordei 7h. O dia estava um pouco frio e pela janela vi uma neblina forte. Tomamos café, pão com queijo branco e doce de leite, regado a café preto. Enquanto isso conversavamos com o pessoal da pousada sobre romeiros, trilhas da região e afins.

Despedimos do pessoal e saimos sentido Campos. Na frente da pousada há uma montanha rochosa bem alta e sabiamos que, seguindo a estrada, estariamos mais alto que ela. É melhor nem pensar muito.

O segundo trecho da subida é mais difícil que o primeiro, mas tinhamos carga nova. Depois de um tempo estavamos acima da névoa que cobria o vale e a vista ficou demais. Cada vez que vou pra lá encontro um cenário diferente.

Vencemos a serra depois de quatro horas, chegando a mais de 1950m de altitude. Pouco depois saimos da estrada principal e seguimos para o mirante São Jose dos Alpes, onde fica a represa. O lugar é muito bonito pois a barragem é toda gramada e cheia de margaridas, quase deitadas por causa do vento forte.

Começamos a descer por uma calçada por entre a mata até cha
garmos num reservatório. Desse ponto era trilha, muito técnica nos primeiros quilômetros. Havia muitos galhos e pedras no caminho e por isso caí três vezes, sem gravidade. Até o Isidoro levou um tombo.

Chegamos na usina pouco 1:15h mais tarde e logo seguimos para o pesqueiro para almoçar. Com fome a comida fica muito melhor. Daí voltamos pela estrada do ribeirão, cansados mas satisfeitos.

Data: 02/Nov/2008
Dificuldade física: 4 (1-5)
Tempo: nublado/ neblina com vento
Temperatura: 15~25oC
Piso: 60% terra; 40% asfalto
Disposição: 4 (1-5) boa
Horário Inicial: 13:15
Horário Final: 17:30
Tempo Pedalado: (o cateye deu reset sozinho)