Bike: São Tomé das Letras
Dia 1: Sobradinho - Pico do Gavião
Depois de muitas incertezas sobre a ida para São Tomé, principalmente por causa do tempo chuvoso da semana toda, partimos para lá com a previsão de nublado ou parcialmente nublado para o final de semana.
Viajamos sexta depois do almoço e lá chegamos 18:30h. Depois de nos instalarmos, fomos procurar comida e andar pela cidade. Nos deparamos com um vento gelado que encurtou nossa andança.
Tomamos café na pousada às 8h, que estava excelente e logo arrumamos as bicicletas. Meia hora depois já estavamos saindo, guiados pelo GPS. Passamos pela igreja da pedra e seguimos sentido vila do sobradinho. Como previsto, descemos uma serrinha de uns 3km de extensão.
Daí até a vila foi de estrada quase plana, onde passamos por vegetação característica de cerrado, com árvores de troncos retorcidos. Chegamos na gruta 11h e aproveitamos um pessoal que estava lá para nos guiar. Soube depois que havia uma saída e que lá havia uma cachoeira formando um belíssimo poço de água transparente de tom esverdeado. Conhecemos ali um simpático casal de cariocas que nos deu informações do lugar.
Paramos no bar ali perto e seguimos para a vida de sobradinho, um quilômetro adiante. Seguiamos sentido Luminárias: caminho errado. O mapa nos mandou sentido pico do Gavião por uma subida forte. No meio do caminho fomos recepcionados por muitos saguis, que se aproximavam com o tempo.
Pouco depois passamos ao lado do pico por uma estrada de pedra e uma muretinha de São Tome acompanhando, que terminhou numa enorme pedreira. O chão do lugar era todo branco, que ofuscava a vista. Além disso nos deparamos com muitas estradinhas usadas por caminhões que nos deixou perdidos por um bom tempo. Felizmente alguns trabalhadores do lugar nos guiaram para o caminho certo. Saímos da pedreira cerca de 15h.
Desse ponto em diante já estava mais cansado e os morros seguinte exigiram mais que o normal. O Isidoro estava com condições físicas melhores. Chegamos no asfalto 17h para encarar a subida até a cidade que foi sofrível. Parava toda hora para descansar. Pelo menos quando escureceu já estavamos na cidade.
Depois do banho procuramos outro restaurante, pois a fome era grande. Encontramos um por quilo e para não exagerar comecei com um belo prato de salada. Depois foi cama.
Data: 11/Out/2008
Dificuldade física: 5 (1-5)
Tempo: nublado/sol
Temperatura: 27oC
Piso: 90% terra; 10% asfalto
Disposição: 4 (1-5) boa
Horário Inicial: 08:30
Horário Final: 18:00
Tempo Pedalado: 5:48:00
Distância: 53Km
Média Pedalada:
Dist. Parcial Bike: 318,0km
Dist. Total Bike: 4979,92km
Pontos de Referência: Sobradinho, Pico do Gavião
Quem: Eu, Isidoro, Le
Assinar:
Postar comentários (Atom)
25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps
Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...
-
Fiz um pedal de dois dias partindo de Igaratá até Pinda, pousando em Monteiro Lobato e totalizando quase 160 quilômetros. Dia 1: Fui pa...
-
Neste feriado da Independência e Nossa Sra do Bom Sucesso (municipal) decidimos fazer uma pequena viagem. Tínhamos o desejo de andar pela es...
-
O roteiro do segundo dia era atravessar o rio Sapucai passando para Wencesalau Braz e subir novamente a serra pelo bairro do Salão, Roseta, ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário