1.5.15

01.05.15 - Atibaia - Joanópolis - São Fco Xavier - Pinda [3 dias]

Dia 1: Atibaia - Piracaia - Joanópolis

Neste feriado do dia do trabalho fizemos um roteiro a partir de Atibaia passando depois pela cachoeira dos Pretos. Partimos 8h de Pinda para chegar em Atibaia 10:45h viajando de ônibus. Nos encontramos com o Jorge e seu pai na frente da rodoviária e tomamos um lanche ali.

Perto do meio-dia começamos o pedal, acompanhados pelo pai do Jorge como apoio, descendo a avenida sentido Bom Jesus dos Perdões. Seguindo esta avenida passamos sob a rodovia D. Pedro. Um pouco depois o asfalto findou-se e continuamos por um trecho bem plano e com muita sombra.

Foi assim até o bairro dos Canedos e na estrada Atibaia - Piracaia que continuamos até Piracaia. Agora a estrada era em asfalto passando pelo bairro Batatuba e depois margeamos a represa Jaguari. Oito quilômetros antes da cidade de Joanópolis chegamos na pousada San Lourenzo onde o Jorge havia reservado nossa estada.

Alugamos uma casa por R$200,00 que ficou R$50 por ciclista. Nos acomodamos e depois seguimos de carro para a cidade para jantar.

Horário: 11:55 - 15:57
Sensação de esforço: 3
Km Forasteiro: 42 km
Quem: Eu, Kolb, Isidoro, Jorge, Pai do Jorge

Dia 2: Joanópolis - Cachoeira dos Pretos - São Francisco Xavier

O roteiro do segundo dia era passar pela cachoeira dos Pretos e seguir para o distrito de São Francisco Xavier. Não seria fácil porque teríamos que atravessar uma serrinha, chegando a mais de 1300m de altitude.

Acordamos por volta das 6h e antes das 7h já estávamos na estrada. O dia começou frio, tomamos o café na cidade e seguimos as indicações para a cachoeira dos Pretos. Todo este trecho foi por asfalto com algumas subidas longas.

No caminho encontramos um pouso para romeiros chamado pousada do Pedrão 11-45393439. Interessante por encontrarmos certa dificuldade em reservar pouso na cidade.

A cachoeira fica 12 quilômetros da cidade e fica dentro de uma propriedade. Existe uma infraestrutura bem legal la, com lanchonetes, chales, camping. Ficamos quase uma hora ali e não encontramos mais o Jorge. Na verdade ele nem havia entrado ali, mas continuou a estada para São Francisco achando que a gente seguiu em frente.

Depois da cachoeira começamos uma tendência de subida. O asfalto acabou e muitas árvores sombreavam o caminho. Ficou bastante agradável exceto pelo fato de não saber onde esta o Jorge (também não tínhamos sinal de celular).

Quando viramos a serra, consegui falar com ele e descobrimos que ele já estava em SFX. Nos encontramos novamente uns 30min depois. Almoçamos na padaria / restaurante na frente da praça e ali mesmo negociamos a estada na pousada. Conseguimos reduzir para R$70/pessoa em um quarto simples.

Neste ponto o Jorge e seu pai nos deixou voltando de carro para Campinas pelo caminho que fizemos.

Durante a noite vimos como a vila estava cheia. A maioria dos bares e restaurantes estava bem cheia. Jantamos na pizzaria Eccolo que nos ofereceu pizza por metro muito boa.

Horário: 06:41 - 15:05
Sensação de esforço: 4
Km Forasteiro: 34 km
Quem: Eu, Kolb, Isidoro, Jorge, Pai do Jorge

Dia 3: São Francisco Xavier - Monteiro Lobato - Caçapava - Taubaté - Pinda

O pedal do último dia não tinha nenhum trecho novo para mim. Sabia que seria longo mas sem grande morros pelo caminho. Tomamos o café na padaria / restaurante / pousada e começamos o pedal sentido Monteiro Lobato por asfalto.

O dia começou bastante frio (uns 15oC) mas depois de um tempo de pedal, ficou agradável. Neste trecho há apenas um morro mais longo. Chegamos cedo ainda em Monteiro e continuamos sem parar.

Continuamos pelo asfalto sentido São José dos Campos. Apesar de ter mais movimento de carro, é bem mais plana que a estrada para Caçapava direto. Dez quilômetros depois entramos em uma estrada de terra que quase passa desapercebida.

A estrada tinha alguns morros no começo mas depois ficou bastante plana. Pena que neste dia estava bastante movimentada, levantamo muita poeira. Finalmente chegamos em Caçapava para almoçar. Comemos em um restaurante por quilo e seguimos pela Antiga Rio-SP para Taubaté.

A estrada estava bem tranquila mas o sol estava forte. Na frente da fábrica da VW vimos o pátio lotado de carro, reflexo da crise. No caminho passamos na frente da festa do Quiririm e depois por Taubaté. Terminamos o pedal em Pinda depois de andar 100 quilômetros neste dia.