25.9.13

25.09.13 - D5: Luminárias - São Tome das Letras

Acordei umas 3h da manhã com o lanche que comi da noite rodando no meu estômago. Enrolei um pouco na cama e umas 5h comecei a arrumar minhas coisas. Fiquei sem tomar café e saí cedo.

Pouco depois de sair da cidade não deu: vomitei a janta passada. Isso me fez sentir bem melhor e continuei. Enquanto estava na estrada principal, passei por muitas extrações de pedra São Tome e fazendas de criação de gado. O dia estava nublado e ameno.

Certa hora parei num ponto com uma placa indicando uma pinguela onde o caminho era praticamente uma trilha mas passei reto. Mais de um quilômetro e alguns morros depois, vi no GPS que estava errado... era para eu pegar o caminho da pinguela. Isso desanimou: fiquei uns 5min convencendo minhas pernas a voltar.

Peguei a trilha da pinguela, que na parte baixa passava o rio numa ponte de pedestre (melhor que pinguela). A partir daí o caminho ficou mais difícil, sem trechos planos muito isolado. O chão era boa parte formado de pedra com muitas casas de trabalhadores abandonadas.

Meu planejamento de levar 1.1/2 litro de água falhou pois achei que 20km seriam mais fáceis. Pedi água numa fazenda e mesmo assim tomei toda a água e cheguei com sede no bairro do Sobradinho. Além disso meu pneu furou e tive que reapertar o parafuso da inclinação do selim (os dentes que controlam a inclinação estavam gastos). Também meu celular estava caindo do suporte deixando o dia estressante.

Finalmente cheguei no bairro. Comprei 3 litros de água, tomei quase 1 litro de cara e levei o restante. O trecho até São Tome era mais fácil, mas como estava bem cansado e sem nenhuma refeição, qualquer morro mais forte estava empurrando.

Às 14h estava na bifurcação São Tome / cachoeiras e Conceição do Rio Verde. Daria para ir, mas como estava bem cansado, resolvi subir o serra para São Tome. Foi cansativo mas cheguei antes das 15h na rodoviária. Peguei o ônibus para Três Corações e depois para Olimpio, finalizando minha viagem.

Analisando como um todo a viagem não foi difícil fisicamente, mas meus cálculos errados de provisão de água, deixaram o caminho menso prazeroso. As cidades pequenas são bem tranquilas e agradáveis. O visual foi muito bom por causa das cachoeiras, montanhas de pedra, casarões, árvores, etc. Com certeza valeu a pena.