24.9.13

24.09.13 - D4: Itutinga - Luminárias

A rodovia BR-265 passa quase dentro da cidade e por ela segui sentido Lavras. Deixei de seguir para o norte para andar sentido oeste. Tenho percebido que andar norte-sul ou vice-versa tende a ser mais difícil, pois atravessamos mais morros ao invés de acompanhá-los.


Este trecho não tem acostamento asfaltado e tinha certo movimento de caminhões. Sempre quando eles vinham, eu caia para a terra e aproveitava para descansar. A preocupação com o tráfego é inversamente proporcional ao prazer de andar. Isso se traduz em menos fotos.


Foram 20 quilômetros razoavelmente feitos rapidamente até o acesso a Itumirim. Daí comecei a andar sentido sul e com ele mais morros. Cheguei pouco depois em Itumirim. O rio Capivari e a linha férrea cortam a cidade que parece bem simpática.


Deixei o asfalto da cidade seguindo pela estrada de terra que leva a Ingai. Atravessei uma serra que fica atras da cidade sem maiores dificuldades. Nesse momento via nuvens carregadas para o lado que eu ia e já previa o pior. Alguns quilômetros depois a chuva chegou e forte. Para minha alegria havia um ponto de ônibus para me abrigar. Havia 2 sujeitos de moto ali também. Conversamos sobre a minha viagem: eles gostam de saber das cidades que já passei e pra onde vou.


A chuva demorou uns 30min e depois continuei. Cheguei logo em Ingai onde almocei e conversei com um senhor que me disse que ia chover de novo. Não acreditei pois havia acabado de chover e o tempo estava bem mais limpo. Segui para Luminárias pelo asfalto. Não deu 1h depois o tempo fechou de novo e choveu forte. Putz. Mas para minha sorte novamente, havia outro ponto de ônibus para me abrigar. Novamente um motoqueiro lá para conversar. Aproveitei o tempo para trocar meu pneu, que estava murchando com o tempo.

Depois do trevo Luminarias/Lavras, a estrada começou a subir. Foi uma subida leve mas contínua e quando vi estava em cima da serra. A descida foi alucinante: fiz 70km/h. Depois disso a estrada ficou razoavelmente plana até a chagada de Luminárias, que me recebia com um subida forte.

Fiquei na pousada Vó Vevinha por R$30 que fica na parte de trás de um bar. A cidade não é bonita como as outras que passei e uma coisa percebi: muitos bares. Usei a lan house, comprei 3l de água e comi um lanche antes de voltar para dormir.


D4: Itutinga - Luminárias
Data: 24/9/2013 Dificuldade: 4
Distância: 67,02 km Km Forasteiro: 67 km
Odômetro: 28778,73 km Média: 10 km/h
Tempo: 06:00:00 Horário: 07:30h - 17:00h
Quem: Eu
Itinerário: Itutinga - BR265 - Itumirim - Ingai - Luminárias
Resumo:

Nenhum comentário:

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...