3.8.13

03.08.13 - D1 - Pinda - Piquete (via Piagui)

Consegui adiantar uma semana das minhas férias e montamos um roteiro pela Mantiqueira. O plano era passar por alguns trechos que eu havia avaliado com bom potencial de belas paisagens:

1) Piquete a Marmelópolis passando ao lado do pico dos Marins
2) Marmelópolis a Passa Quatro passando por trás do pico do Itaguaré.
3) Volta dos 80, passando próximo do pico das Agulhas Negras e a estrada mais alta do Brasil.
4) Cachoeiras da cidade de Bocaina de Minas.
5) Cachoeiras de Visconde de Mauá

O dia começou claro e fazia frio pela manhã. A previsão seria a mesma para todos os dias da viagem. Levei cerca de 12kg de carga.

Começamos andando sentido Aparecida pelo asfalto. Na entrada do bairro Sapucaia entramos na estrada de terra sentido Potim. Neste trecho passamos por uma caravana de carroças indo para Aparecida. Depois continuamos passando pelo presídio de Potim, bairro do Piagui, já em Guará. Neste ponto paramos num pesqueiro para comer.

Continuamos pela estrada de terra razoavelmente plana até que chegamos no asfalto da BR-459. Sabia que pelo asfalto teríamos um morro para atravessar. Já pela terra que foi o roteiro original, tínhamos certo receio. Felizmente este trecho era onde o trem antigamente passava, portanto totalmente plano.

Chegamos em Piquete no fim da tarde e ficamos hospedados na pousada Rio d'ouro. Depois soubemos que o dono mudou da última vez que ficamos lá. O preço ficou em R$30/pessoa.

D1 - Pinda - Piquete (via Piagui)