18.8.11

18.08.11 - Bananal (Bocaina) - Rio Claro (Lidice)

Acordamos bem cedo pois tínhamos um dia de atraso. Pagamos o frango começamos o pedal com o sol nascendo e muito frio. Segundo o Edinho, fazia 6 graus.

O trecho inicial era de uma subida leve mas longa até chegar no topo do morro, já em asfalto que se via a estrada serpenteando a montanha sentido Bananal. A vista era muito bonita mesmo.

Começamos a descer numa estrada com muitas curvas fechadas e quase na metade da descida, seguimos numa estrada de terra à direita, seguindo as indicações para o parque estadual de Bananal. Bom, subimos quase tudo que acabamos de descer. O dia estava quente mas havia muita sombra.

Depois de virar o morro, passamos pela cachoeira 7 quedas com direito a banho em água gelada. Passamos um bom tempo alí e logo depois mais um tempo no parque. Desse trecho em diante a estrada ficou muito mal-conservada, com pedras e buracos. Nossa média caiu muito neste lugar.

Apesar das dificuldades, o lugar era muito legal, com riachos cortando a estrada e mata preservada. Andamos um bom trecho isolados até chegarmos no bairro Sertão dos Coqueiros, bem na divisa com o RJ. A divisa era uma pinguela que atravessamos por cima de um rio.

O caminho ficou com subidas e descidas mais fortes, mas a estrada ficou bem melhor por causa do acesso ao bairro.
Já havíamos percebido que seriam impossível continuar o trecho do dia anterior e chegar em Lidice num só dia.

A descida de serra foi bem lenta por causa das pedras na estrada e lá em baixo reencontramos o rio que passamos na divisa. Até o asfalto o trecho foi bem plano, exceto na entrada do asfalto que tinha uma subida considerável. Até Lidice foi um sobe-desce e o dia estava acabando e quando chegamos na pousada já era noite.

Ficamos na pousada Sto Antonio. Não lembro o nome do pessoal que atendeu a gente, mas eram muito hospitaleiros.

Bananal (Bocaina) - Rio Claro (Lidice)
Data: 18/8/2011 Dificuldade: 5
Distância: 57,36 km Km Forasteiro: 57 km
Odômetro: 19824,48 km Média: 8,3 km/h
Tempo: 6:48:42 Horário: 07:00h - 18:00h
Quem: Eu, Kolb, Isidoro, Edinho
Itinerário: Bocaina, Pq Est. Bananal, Estr. Sertão da Bocaina, Estr. Madereira, Lidice
Resumo: Outro dia puxado com muito sobe-desce. No topo da serra, já no asfalto tem-se uma visão muito bonita da estrada serpenteando as montanhas e o pico do Frade. No meio da descida pegamos a estrada da madereira, passando pela cachoeira 7 quedas, o parque de Bananal e uma estrada pouco usada para Lidice.