7.11.10

Bike: Taubaté (Morro do Cruzeiro)

Com novas imagens do Google Earth foi possível mapear novas estradas na parte rural de Taubaté. Assim foi possível fazer a subida do morro do Cruzeiro, ponto mais alto de Taubaté, com pouco mais de 1150m de altitude.

Andamos pela estrada do Pinhão do Borba até chegarmos no Monjolinho. Nesse caminho passamos por um bom trecho do Pedal Cup que estava acontecendo, mas não cruzamos com ninguém. Do Monjolinho seguimos pela estrada do Pouso Frio sentido rodovia Oswaldo Cruz. Uns quilômetros depois seguimos pela esquerda numa estrada de terra.

Essa estrada passava por uma propriedade, onde pedimos para passar. No lugar havia um casarão antigo. Quando fui registrar o lugar, percebi que a bateria da câmera acabou - levei peso pra nada. Desse ponto começou a subida, inicialmente pela estrada usada pela fazenda. Depois a estrada virou trilha, cortando os morros quase sem árvores. O dia estava quente.

A trilha ficou bem íngreme fazendo com que a gente empurrasse as bicicletas morro acima. Já conseguíamos ver a cidade de Taubaté e Pinda. A água começou a faltar e fui obrigado a tomar a água de uma nascente com girinos (a água da nascente, não a minha).

No topo chegamos bem cansados e alí havia uma igreja, uma cruz e uma linda vista de 360 graus. Viamos inclusive Aparecida. Depois do descanso descemos pela trilha na parte de trás da igreja. A descida foi muito cansativa por causa das árvores caídas no caminho e da trilha bem irregular, mas conseguimos.

Saímos no Sete Voltas, pegamos água numa casa (estava sedento) e fizemos a volta, também pelo Monjolinho e depois leite ao pé da vaca. O passeio foi bem desgastante, mas valeu muito.

Data: 07/Nov/2010
Sensação de esforço: 5 (1-5)
Tempo: sol
Média Pedalada: 12,2 km/h
Dist. Parcial Bike: 579,9 km
Dist. Total Bike: 14411,1 km
Pontos de Referência: B. Pouso Frio, Morro do Cruzeiro ou Fiador, Sete Voltas, Monjolinho