Decidimos fazer o roteiro da Barra, em Delfim Moreira, passando por um lugar chamado Bocaina no bairro Rio Claro. Saímos cedo sentido Delfim Moreira pela antiga ferrovia, numa subida bem leve mas constante.
No bairro do Biguá a antiga ferrovia atravessa o riacho e faz a volta. Nos seguimos a estrada sentido nordeste com subidas agora mais fortes. O ponto mais alto foi de quase 1200m onde tinhamos uma bela vista. A paisagem era bem amarelada por causa da estiagem (mais de um mês).
Depois foi uma tendência de descida até o bairro do Rio Claro. Lá saímos da estrada, passando pelo cemitério até a Bocaina, que não chega a ser um bairro, apenas umas 2 ou 3 casas. Deixamos as bicicletas numa casa e seguimos a pé por uma trilha. A idéia era chegar numa vila (que não lembro o nome) e ver se havia saída para a Barra. Porém o caminho era longo e não daria tempo, então voltamos.
Do Rio Claro seguimos para a Barra, o ponto mais longe do roteiro. Comemos algo num bar e começamos a volta, seguindo o rio Lourenço Velho dessa vez. Percebemos que as paisagens do caminho de volta eram mais bonitas, por causa do rio.
Nessa hora o sol já estava forte e eu já sentia um pouco de cansaço. Paramos no bairro do Rio Manso, já em Itajubá para repor água e nos refestelar. Recompostos andamos mais alguns quilômetros, sempre ao lado do rio, até chegar no asfalto para Maria da Fé.
Um pouco depois paramos numa churrascaria para almoçar. Vi que precisava de comida. Aí andamos mais uns 10km de volta. Deu um tempo paratomar banho, descansar antes de ir para a rodoviária e fazer a volta pra Pinda. Como o ônibus passa em muitas cidades, acabei chegando em casa mais de 22h, mas satisfeito.
Data: 22/Ago/2010
Sensação de esforço: 4 (1-5)
Tempo: sol
Temperatura: amena/fria
Piso: 25% asfalto; 75% terra
Disposição: boa
Horário Inicial: 07:10h
Horário Final: 16:00h
Tempo Pedalado: 5:28:00h
Distância: 64,91km
Média Pedalada: 11,8 km/h
Dist. Parcial Bike: 2337,2 km
Dist. Total Bike: 13057,79 km
Pontos de Referência: B. Cantagalo, B. Agua Limpa, B. Bigua, B. Taquaral, B. Rio Claro, B. Barra, B. Rio Manso
Quem: Eu, Lucia
Nenhum comentário:
Postar um comentário