14.6.10

Bike: Ilha do Mel - Ilha das Peças - Ilha do Superagui

Nesse dia já haviamos combinado o barco para nos levar para a Ilha das Peças a partir do forte. Foi o primeiro dia que andávamos na areia. Passamos pela mesma vila da noite passada seguindo a trilha (rua) que leva às casas. Depois voltamos a andar pela praia.

Não tivemos muito tempo para conhecer o forte, mas valeu. O mirante no topo do morro dava excelente visão das próximas ilhas. De volta a praia, pegamos o barco para a Ilha das Peças.

A travessia da ilha foi curta, feita totalemente pela praia. No limite da ilha achamos um barco que nos levou para o outro lado, a ilha Superagui. Do outro lado almoçamos na vila dali, cheia de casas de madeira e cenário bucólico.

Depois continuamos por uma trilha, passando por muitas pinguelas e mata mais fechada. Chegamos na praia e dali continuamos rumo a vila de Ararapira, do outro lado. O caminho não se apresentou fácil, a maré começou a subir e as ondas chegavam onde andávamos. Tanto o esforço como o tempo foram maiores que o esperado. Isso culminou numa possível chegada à noite na vila.

Daí aconteceu o que não esperávamos: com a maré alta, a escuridão da noite e a impossibilidade de se atravessar as árvores caídas nos obrigou a pedir abrigo numa casa de pescadores uns quilômetros antes. Pedimos abrigo para um rapaz que nos atendeu. Depois de certa dificuldade de comunicação, entendemos as palavras "barco, barco" e para lá nos encaminhamos. Era uma cabana com um barquinho e muitas coisas de pesca.

A piroga foi o lugar mais adequado e nos encolhemos lá. Apesar do desconforto dormi, mas acordei 2h com muito frio. O Isidoro com o mesmo problema e proatividade se se prontificou a fazer uma fogueira. Juntamos madeira e depois de procurar o isqueiro perdido acendemos a fogueira. Daí dormi ao lado do fogo, na areia mesmo.

Data: 14/Jun/2010
Sensação de esforço: 4 (1-5)
Tempo: sol
Média Pedalada: -
Dist. Parcial Bike: -
Dist. Total Bike: 11701,56 km
Pontos de Referência: Forte (I. Mel)