10.7.09

Bike: Santa Barbara do Monte Verde - Rio Preto - Conservatória (Valença)

No último dia de pedalada saímos de Sta Barbara sentido Rio Preto inicialmente. O caminho era todo de asfalto e com muitas descidas. Paramos apenas no bairro Conceição, já em Rio Preto.

Quando chegamos nas margens do rio Preto já sabiamos que a cidade estava próxima. Andamos mais um pouco e logo chegamos. Havia pesquisado que a cidade era interessante, com muitas casas antigas, mas ao vivo superou as expectativas. Ruas largas, bem arborizadas e limpas. Muitas casas antigas restauradas e bela igreja matriz.

Tomamos um lanche numa padaria e seguimos para a parte final da viagem. Após atravessarmos a ponte sobre o rio, já estavamos em território carioca. Fomos recebidos com 20km de estrada de terra totalmente plano, seguindo o leito do rio e cercados por várias montanhas.

Foi assim até a fazenda S. Fernando, onde seguimos por outra estrada, que passava pela fazenda S. Paulo. Ambas são fazendas muito bonitas. Passamos por mais algumas até Conservatória mas não tão conservadas.

Subimos um morro bem forte acompanhando um rio. Na virada do morro passamos pelo bairro Pedro Carlos e mais adiante pela ponte dos arcos onde passava uma linha ferrea antigamente.

Logo chegamos em Conservatória e passamos pela antiga estação e a locomotiva seguindo em direção do centrinho e começamos a procurar uma pousada. Encontramos várias, mas a cidade já tem outro padrão de preços. Ficamos numa chamada Locomotiva 206, muito boa por sinal, por um preço mais camarada.

À noite na cidade assistimos a famosa seresta, nos esbaldamos de comer pizza e comemoramos o sucesso da viagem. Terminou com o Messias nos buscando no dia seguinte pela manhã.

Data: 10/Jul/2009
Sensação de esforço: 3 (1-5)