2.7.09

Bike: Itanhandu - Itamonte - Alagoa

Ficamos hospedados na casa dos donos de uma pousada da cidade. Fiquei com receio da qualidade do lugar, mas fui surpreendido com um lugar excelente, melhor que algumas pousadas que pousamos no caminho.

Como o primeiro dia seria o mais difícil, chegando a mais de 1800m de altitude, assim combinamos acordar mais cedo. Tomamos café numa padaria e partimos sentido Itamonte antes das 8h. Praticamente atravessamos a estrada e nos embrenhamos na estrada da borrocada. O caminho era bem bucólico, por entre árvores e o nevoeiro.

Chegamos 10 quilômetros depois em Itamonte onde ficamos algum tempo na praça da matriz. Saimos em direção da represa dos Bragas por estrada de asfalto, que é recente (no GE mostra como terra), e foi aí que começaram as subidas. Além da represa haviam algumas cachoeiras escondidas logo abaixo, que não pudemos vê-las de baixo pois distanciariamos do caminho.

Alguns quilômetros depois nos encontramos com as obras de pavimentação, cheio de máquinas de vários tipos e trechos de pare e siga para os carros. No começo foi difícil pois estavam esparramando terra pela pista, dificultando nossa vida, mas logo depois seguimos pela estrada de chão. Não se esquencendo que estavamos numa subida constante.

No topo do morro, a mais de 1800m, tivemos uma bela vista para um grande vale. A descida de 10 quilômetros foi a recompensa, mas ali também passamos por muitas máquinas deixando a estrada mais larga. Chegamos em Alagoa no final da tarde e conhecemos a cidade à noite.

Data: 02/Jul/2009
Sensação de esforço: 5 (1-5)