14.3.09

Bike: Santo Antonio do Pinhal - Sapucaí Mirim - Monteiro Lobato

A viagem do mês foi obtida do guia da Mantiqueira, do Olinto, que nos abasteceu com informações importantes, principalmente o perfil altimétrico. Dessa forma nosso sofrimento foi premeditado pois tinhamos morros de mais de 1500m de altitude, mas nossa experiência diz que assim é mais emocionante e bonito, que não foi desmentido a posteriori.

Pretendíamos seguir de ônibus até Sapucaí, mas descobri na última hora que seria um micro-ônibus e não comportaria as bikes e a mudança de planos foi inevitável: viajamos para Santo Antonio. Desse modo nossa pedalada aumentou 12km, mas valeu a pena, pois conheci a pedra do Pião.

Começamos a pedalar 12:20h sentido SP-050, que praticamente atravessamos e logo seguimos por uma estrada de chão para a MG-173, antiga passagem do caminho da fé onde fica a pedra do Pião, já em Sapucaí Mirim. Na MG-173 paramos num bar e logo seguimos por outra estrada de chão seguindo o rio Sapucaí, que fez bastante estrago nas margens. Alias, passamos por inúmeros trechos que sofreram com deslizamentos de terra.

Esta estrada era o início da subida, com mais de 10 quilômetros, e que mostrou uma paisagem impressionante. Viamos a pedra do baú em perfil, bem diferente das fotos, além das inúmeras montanhas verdes a perder de vista.

Chegamos no topo às 18h e tínhamos que nos apressar, para não descer no escuro. O descida era mais forte que a subida e eu tinha que parar para descansar as mãos de tanto apertar o freio. Chegamos em Monteiro depois da 19h, já noite. Jantamos no centrinho (muita comida boa) e dormimos cedo.

Data: 14/Mar/2009
Sensação de esforço: 4 (1-5)