27.12.14

27.12.14 - Olimpio Noronha - Santa Rita do Sapucai

Dia 1: Olimpio - Santa Rita (via Pedralva)

Novamente um pedal de dois dias e dessa vez meu destino era Santa Rita do Sapucai, passando preferencialmente por estradas de terra. Imaginava que o caminho não seria fácil pois dariam mais de 80 quilômetros, mas no final do dia fiquei bem cansado.


Iniciei pela estrada de terra que vai para Cristina, passando bairro da Vargem Alegre. Este trecho foi  bem tranquilo, mas já previa que o sol ia castigar. Próximo  do bairro, segui pela estrada que vai até o topo da serrinha para Pedralva. Havia feito esse trecho com a Lucia há alguns  anos atrás.


Trata-se de uma subida longa mas pouco íngreme que termina no asfalto entre Cristina e Pedralva. Já no asfalto tratei de descer a serra, que foi muito boa. Passei por um grupo de 5 ciclistas subindo a serra fazendo uma viagem.


Depois que passei pela cidade já segui por uma estrada de terra sentido bairro das Pitangueiras. Porém havia uma subida bem forte no caminho, atravessando algumas fazendas de café. O sol já castigava.


A estrada continuava sentido Olegário Maciel, mas um pouco antes eu faria a volta e continuaria pelo sertão, porém mudei meus planos quando vi meu estoque de água quase no final. Aumentei 8 quilômetros indo e voltando para Olegário. Comprei 3l de água.

Comecei por um caminho que vai para Sta Rita por terra, mas plana. Num dado ponto virei para a direita e fui enfrentar alguns morros. Era um morro interminável, debaixo de um sol forte e naquela hora estava meio arrependido.

Apesar de ter visto uma estrada na imagem do google, a estrada é interna de fazenda, com porteiras trancadas. Só tive confiança em seguir porque o pessoal que falei em algumas casas espalhadas pelo caminho me confirmaram que podia seguir.

A descida posterior terminava no bairro do Balaio, já em Sta Rita. Daí até a cidade não haveria mais morros, mas estava bem cansado e acabei chegando na cidade depois das 19h. Fiquei no hotel Crisal por R$69. Fiz uma janta frugal para dormir leve.

Data: 27/12/2014
Hora: 08:21 - 20:20
Distância: 92,1 km
Velocidade média: 11,1 km/h
Tempo pedalado: 08:03
Ganho - Perda latitude: 2313 - 2237
Altitude mínima - máxima: 805 - 1411
Esforço: 4

Dia 2: Sta Rita - Olimpio (via Heliodora e Lambari)

Acordei por volta das 7h e fui tomar o excelente café da pousada. Quando peguei a bicicleta vi que o pneu estava furado por um espinho.


Atravessei a cidade e depois o asfalto acabou. Foram muitas subidas e descidas no início até chegar em uma serra mais alta. Gastei bastante tempo neste trecho, mas a paisagem estava bem legal.


Passei  pelo bairro do Sertãozinho e depois cheguei no asfalto que vai de Heliodora a Natercia. Segui para Heliodora. Este trecho até cidade foi bem rápido.

Descansei um pouco na cidade e continuei por uma estrada de terra sentido cachoeiras. Meu caminho não passava por elas e pensei em mudar o roteiro. Porém os vários carros seguindo naquela direção fazendo muita poeira me faz desistir.

Passei pelo bairro da Folheita e depois por um morro até chegar no asfalto para Lambari, chegando depois de 15 quilômetros no asfalto. Outro descanso antes de fazer os 20 finais para Olimpio.

Data: 28/12/2014
Hora: 08:23 - 17:53
Distância: 80,4 km
Velocidade média: 12,3 km/h
Tempo pedalado: 06:32
Ganho - Perda latitude: 2173 - 2118
Altitude mínima - máxima: 811 - 1142
Esforço: 4

Nenhum comentário:

25 - 26.02.2023 - Atibaia - Jarinu - Cps

  Fui para Atibaia no ônibus das 7:30 da empresa Fênix, desembarcando na rodoviária as 8:45 na rodoviária da cidade. Tomei o café e parti p...