6.8.13

06.08.13 - D4 - Passa Quatro - Fragária (via Garganta do Registro)

Tomamos café e procuramos sair o mais rápido possível. O caminho prosseguia pela trilha ao lado da linha do trem, plana. Deixamos a linha do trem, atravessamos a rodovia e seguimos por uma estrada que leva ao parque da cidade. Inicialmente o caminho era bem plano até chegarmos na estrada de terra.

Passamos por algumas granjas e depois pelo bairro Jardim: o caminho estava bem tranquilo.

Pegamos um subida leva mas longa e numa bifurcação tivemos problema: seguimos pelo lodo errado e quando voltamos pegamos um atalho, pois havia uma casa bem na bifurcação. Daí passamos por trás da casa e o Kolb não viu. Ele nos esperou e achou que voltamos por este último caminho. Resumindo, ficamos uma meia hora esperando e ele andou e teve que voltar...

Felizmente depois tivemos mais descidas e chegamos logo em Itamonte. Neste momento o Kolb pensou em abortar a viagem por causa da dificuldade física. Nossa sorte foi conseguir um ônibus que ia até a garganta do Registro, adiantando pelo menos 2/3 da subida. Eu e o Isidoro seguimos pelo asfalto. Uns 5 quilômetros depois o ônibus passou pela gente.

Subimos a serra e chegamos na garganta do registro quase 14h. Comemos algo e seguimos sentido parque do Itatiaia. Estávamos na estrada mais alta do país a mais de 2.000m de altitude. A estrada é bonita e quando passei de carro não tive essa noção. Um pouco antes do parque seguimos pela esquerda numa estrada que leva a Fragária.

Descemos um bom trecho por descida íngreme e encontramos o Kolb na porta da pousada dos Lobos. Ele já tinha acertado e acabamos ficando lá. O lugar é muito bom, ficamos um tempo na sauna e jantamos ali. Conseguimos o valor de R$100/pessoa.

D4 - Passa Quatro - Fragária (via Garganta do Registro)
Data: 8/6/2013 Dificuldade: 4
Distância: 56.25 km Km Forasteiro: 56 km
Odômetro: 27900.51 km Média: 8.9 km/h
Tempo: 06:18:09 Horário: 07:00h - 16:30h
Quem: Eu, Kolb, Isidoro
Itinerário: Passa Quatro, Estr. Lamins, B. Jardim, Itamonte, BR-354, Garganta do Registro, Fragaria