6.10.12

06.10.12 - Pinda - Paraibuna (via Redenção)

Estávamos com vontade de fazer um pedal mais puxado, então mandei as possibilidade para o pessoal e o escolhido foi um pedal de 2 dias para Paraibuna, saindo de Pinda. De última hora escolhemos o caminho mais curto para o destino.

Saímos Isidoro e eu do Crispim e nos encontramos com o Edinho na rotatória do Socorro. Seguimos para Taubaté pela estrada velha, depois numa paralela à Dutra até a entrada para a Oswaldo Cruz. Um pouco depois já saímos da rodovia seguindo a estrada da Baraceia, passando pela APAE. Foram alguns quilômetros planos até chegar na primeira serrinha. Esse caminho vá fiz várias vezes, tanto pela famosa trilha do Barreiro-Baraceia ou indo para Redenção da Serra. Foi uma subida forte mas não muito longa, com uma bela paisagem. Chegamos no bairro Samambaia onde encontramos placas da Rota Franciscana. Seguimos elas sentido Redenção.

No bairro Santa Cruz, na igreja, viramos à direita numa descida forte, mas logo depois começo a travessia de outra serrinha. A subida foi bem íngreme, mas sabíamos que a descida seria bem mais suave e longa, cerca de 15 quilômetros. Realmente tivemos algumas descidas, porém com algumas subidas escondidas. Diria até que o caminho ficou plano porque passamos por muita lama, daquelas que grudam no pneu e nos segurou um bocado. Gastamos algum tempo ali, mas sem maiores dificuldades.

Chegamos no asfalto no bairro Itapeva, e me lembrei do circuito que fizemos. Lembrei imediatamente de uma subida braba que separava o bairro da cidade. E ela estava ali, espreitando os ciclistas desavisados. Chegamos na cidade 1h antes de anoitecer e ficamos na pousada que fica bem na beira da rodovia. Arrependemos um pouco depois por causa do barulho de transito à noite. O Edinho queria jantar no restaurante da Comadre. Fizemos seu desejo, e pegamos mais 10km de estrada. Lá tiramos a barriga da miséria. Só foi difícil convencer minhas pernas de fazer o caminho de volta no escuro e de barriga cheia.