28.7.12

28.07.12 - São Luiz do Paraitinga - Natividade (via Palmeiras)

Fizemos novamente o caminho entre São Luiz e Natividade, porém por um outro caminho. Dessa vez o plano era andar mais pela rodovia, entrar pelo bairro Palmeiras e pegar a balsa para Natividade.

Deixamos o carro no camping do saci e pegamos a rodovia. Havia uma tendência de subida mas sem dificuldades. Andamos no asfalto por mais de 10 quilômetros até chegarmos na nossa entrada. Já em estrada de terra, uma bifurcação: direita Laranjal, esquerda Palmeiras. Pegamos a esquerda (a da direita foi feita em ocasião anterior).

O caminho era bastante plano, exceto na chegada do bairro que havia um morro para atravessar. O bairro fica às margens do rio Paraibuna e tem uma boa concentração de bares. Num deles paramos e pedimos peixinhos fritos, vendidos junto com salgados. Para mim isso foi novidade.

A estrada continuou bem plana até chegarmos num braço da represa. Daí encontramos alguns morros e muitas curvas contornando a represa. O dia estava quente e qualquer curso d'água era usada para refrescar.

Chegamos no ponto da balsa e esperamos meia hora por ela. Logo chegamos na pousada do Kaé, que terceirizou o bar para a Isa. Agora ele toca somente a pousada.

À noite a cidade estava movimentada, soubemos de 4 casamentos em sequência, além das pessoas na praça. A janta foi uma pizza grande para 2: muita comida e posterior dificuldade para dormir.

São Luiz - Natividade (via Palmeiras)