18.6.10

Bike: Barra da Juréia - Despraiado - Pedro de Toledo

Depois do dia fácil teríamos o mais difícil de toda a viagem. Pegamos a mesma balsa do dia anterior e no bairro de Icapara pegariamos uma estrada de terra sentido interior.

Nesse ponto encontramos com um sujeito chamado Mauro, integrante do S.O.S Mata Atlantica. Conversamos um bocado e ele nos convidou para ir na casa dele. A gente acabou aceitando e conhecemos algumas coisas dessa ONG. Porém o tempo que passamos ali nos fez muita falta depois.

Bom, voltando ao pedal seguimos pela estrada de terra até a SP-222 (Iguape - Regis Bittencourt). Esse trecho foi tranquilo e desembocamos bem antes da ponte sobre o rio Ribeira. Continuamos pelo asfalto por uns 30km num ritmo muito bom até chegarmos na entrada da estrada do Despraiado.

Desse ponto em diante a velocidade caiu bastante mas a paisagem melhorou na proporção. A estrada cortava mata fechada e alguns sitios espalhados. Boa parte da estrada era quase plana mas com muitas pedras e buracos. Foi assim por quase 30km até chegarmos na famosa ponte inacabada sobre um ribeirão muito bonito.

Nesse ponto já percebemos que andar à noite era inevitável, mas o pior estava por vir. Numa subida depois do rio o cambio do Jorge quebrou de vez e deste ponto começou a subida de uma serra. Aí eu senti o cansaço e estava difícil até nos trechos que empurrava a bicicleta.

Paramos numa casa para pedia água e vimos as possibilidades de carona para a cidade. O Jorge conseguiu uma kombi que o levou até o ponto de ônibus no topo do morro. Lá ele conseguiu atrasar o ônibus para nos esperar e assim economizamos umas 2h de andança pela noite.

Ficamos na pousada da Maria do bolo, jantamos num restaurante beira de estrada e dormimos logo.

Data: 18/Jun/2010
Sensação de esforço: 5 (1-5)