30.1.10

Bike: Pinda - Jambeiro (via Taubaté, Redenção da Serra)

Com a previsão favorável para o fim de semana, fizemos uma viagem de 2 dias para Jambeiro, cidade que ainda não conhecia. Montei roteiros distintos para a ida e a volta, e por coincidência deram praticamente a mesma distância.

Saímos 10:30h, pegando a estrada do Pinhão do Borba até chegarmos no Pouso Frio, já em Taubaté. Seguimos então para o bairro do Registro, onde paramos para comer. Este bairro fica na beira da rodovia Oswaldo Cruz e muita gente para alí para almoçar. Nós nos contentamos com salgados e refrigerante.

O tempo estava nublado mas abafado e ficou assim o dia todo. O caminho só não era tão bom no quisito água, só encontrando uma bica próximo do bairro Pirai em Redenção e já na cidade de Jambeiro.

Voltando ao trajeto, voltamos um pouco pela rodovia e logo viramos a esquerda, sentido Redenção da Serra. A estrada daí ficou bem deserta, a
té Jambeiro. Além do bairro Piraí, não encontamos muitas casas.

Nesse trecho acompanhamos um rio (?) até o destino e constatamos os estragos que a cheia desse últimos dias de chuva causou. Havia erosão em muitos pontos da estrada, árvores arrancadas e pontes caídas. Além disso a estrada estava cheia de lama, e como ninguém queria sujar os pezinhos, tinhamos que ir bem devagar.

Chegamos cansados em Jambeiro, 19h e eu em particular com um pouco de dor de estômago e cabeça. Acho que aquele salgado não caiu muito bem.

A cidade é típica cidade pequena, algumas casas antigas, gente com chapéu e bota. Só estranhei a matriz não estar de frente para a praça. Ficamos na pousada Sta Tereza, de frente com a praça. A noite estava movimentada, bares cheios, samba, sertanejo, etc.

Data: 30/Jan/2010
Sensação de esforço: 5 (1-5)
Tempo: nublado
Temperatura: quente
Piso: 60% terra; 40% asfalto
Disposição: fiquei mal no meio do caminho