16.8.08

Bike: Circuito Mantiqueira #1

Dia 1: Pindamonhangaba - Guaratinguetá - Campos do Jordão

Depois de dois finais de semana sem andar de bicicleta, por causa da chuva e do trabalho, marcamos uma pedalada de três dias para compensar. Era um circuito que iniciava e terminava em Pinda, facilitando a logística. Fomos eu, o Isidoro e o Kolb.

Desde o planejamento da viagem já sabia que o caminho seria difícil devido a grande ascensão altimétrica do primeiro dia: saindo de 550m e chegando a 1970m. Por isso estudamos a possibilidade de dividir a subida para fazê-la em dois dias, mas como tivemos a confirmação de que poderiamos dormir no horto de campos, não hesitamos.

No primeiro dia saímos 6:30h da Coca, seguindo para o Ribeirão Grande e depois até Pedrinhas em Guará, chegando 09:20h. Foram 32Km tranqüilos onde encontramos um casal do Rio que fazia o Caminho da Fé.

A partir daí sofremos com 18Km empurrando a bicicleta, com exceção de alguns trechos. A subida era forte e havia muitas pedras soltas na estrada, mas a paisagem era linda. Passamos pelo Gomeral ao meio dia e daí as paradas eram mais constantes. Felizmente na parte alta da montanha a floresta estava presente, nos livrando do sol forte.

Chegamos no horto às 17:30h e recebidos pelo Sato, conhecido do Kolb que garantiu nossa estadia no alojamento horto. À noite jantamos truta (excelente), conversamos e dormimos. A noite estava gelada.

Data: 16/Ago/2008
Dificuldade física: 5 (1-5)
Tempo: Sol
Temperatura: quente
Piso: 70% terra; 30% asfalto
Disposição: 4 (1-5) boa
Horário Inicial: 06:40
Horário Final: 17:30
Tempo Pedalado: 07:18:00
Distância: 60,2Km (por GPS)