17.7.08

Bike: Circuito Princesa do Norte

Dia 6: Redenção da Serra - Caçapava - Monteiro Lobato

Mudamos o planejamento inicial de pernoitar em todas as cidades e decidimos apenas atravessar a cidade de Caçapava. Isso porque a demarcação do caminho não atrasava a pedalada e achavamos que mesmo aumentando a distancia, não chegariamos à noite nas cidades. E assim foi feito. Este trecho o Jorge foi apoio.

Saímos um pouco mais cedo e tomamos o café numa padaria próxima. Depois seguimos em direção a Caçapava por uma estrada com várias bifurcações. Neste trecho inclusive era rota da competição Big Biker pois viamos muitas setas e embalagens de energéticos.

Daí passamos por uma grande plantação de eucaliptos, região esta com algumas cachoeiras. Em seguida chegamos na bifurcação para Caçapava e nos despedimos do apoio, guiado agora pelo Celso. Levamos as tintas e solventes na bicicleta no suporte de água (só não podiamos esquecer e beber solvente!!).

Deste ponto até a cidade seria de maior dificuldade pois tinhamos que atravessar a serra quebra-cangalha, num desnível de uns 250m. Depois disso tinhamos uma longa descida até a cidade. Pintamos umas 10 setas até o centro da cidade, nosso ponto de encontro, e já eram 13:15h.

Fizemos um lanche numa padaria e seguimos para Monteiro, com o Denis de apoio. A estrada era um misto de asfalto com terra, de qualidade ruim para os carros passarem. Para nós era até bom pois limitava a quantidade e velocidade dos carros.

Atravessamos outro morro considerável e chagamos no sítio do pica-pau amarelo, uma antiga fazenda com o casarão muito bem conservado, pomares, fonte e animais de estimação. Paga-se R$3 pela visitação com guia.

Faltavam 6km até a cidade, mas tinhamos outro morro para atravessar, que também não foi fácil. Chegamos na pousada do Visconde às 17:30h, pouco antes de anoitecer.

À noite andamos pela cidade, que não tinha muitos atrativos, jantamos e voltamos logo para dormir, pois estavamos mais cansados.

Data: 17/Jul/2008
Dificuldade física: 5 (1-5)